Sobre as câmeras fotográficas (compacta).

Direto alguns conhecidos me perguntam sobre câmeras fotográficas, aquelas compactas (de bolso) sabe? Então, resolvi compartilhar com vocês um pouco do que sei sobre esses equipamentos…

Bem, minha indicação para os amantes de fotografia seria logo uma câmera profissional rs, que com um pouco mais de investimento, os amantes de fotografia, poderão ter qualidade nas imagens e é claro, vão poder usar e abusar da criatividade ao clicar (claro que respeitando os recursos do equipamento). Lembro também que só o equipamento não faz milagre, cada foto é única e leva todo o seu olhar, sua bagagem cultural, sua vivência, etc… Já vi imagens realizadas por compactas que são simplesmente espetaculares. Pois a fotografia tem muita riqueza (contexto, sensibilidade e comunicabilidade).

Bom, chega de blábláblá e vamos ao que interessa – minha opinião, que não é absoluta e nem expert assim… 

Falar de marca de equipamento pra mim é muito relativo, sou fã da Canon (sou canonzeira de carteirinha), outros tantos da Nikon, da Sony e assim vai…

O que se deve levar em conta em uma compacta é o zoom ótico, que nada mais é do que o zoom direto na lente (chamamos isso de ângulo de visão nas câmera profissionais). Nas compactas o zoom é embutido na lente, sendo que a mesma (lente) é fixa na câmera. Fuja do zoom digital, isso faz perder a qualidade da imagem.

Em questão dos MB (mega pixels) que refere-se a resolução da imagem. Com uma câmera de 10MB por exemplo, a imagem captada da para fazer um baita banner.

Sobre o ISO que é responsável pela sensibilidade de exposição de luz no sensor do equipamento (dias claros ISO baixo, dias nublados ISO meio termo, locais escuros ISO alto). Uma compacta com ISO 800 é de bom agrado.

Portanto, para escolher uma câmera compacta, deve-se levar em consideração esses três fatores: zoom, MB e ISO. Deve-se ter em mente o que se deseja e espera do equipamento. Exemplo: quero fazer fotos com longa distância? Então o zoom ótico é seu ponto principal. Quero ter qualidade na resolução? O MB será seu fator relevante. Ah não, eu quero é registrar imagens em locais escuros. Então o ISO fará a diferença.

No mais é isso… 😉

P.S 1: esse poste foi publicado no meu antigo Blog em 29/07/2012 às 08:00.

P.S 2: tem alguma dúvida? Então CLIQUE AQUI e faça contato…

Publicado em Sem categoria